8º ano

 

Dentro dos vários domínios a desenvolver, aqui ficam os conteúdos gramaticais designados pelas novas Metas Curriculares.

  • I. Conhecer classes de palavras.
    • 1. Integrar as palavras nas classes a que pertencem:
a) advérbio: de dúvida, de designação e relativo;
b) conjunção subordinativa: condicional, final, comparativa, consecutiva, concessiva e completiva;
c) locução conjuncional.
  • II. Explicitar aspetos fundamentais da sintaxe do português.
  • 1. Aplicar as regras de utilização do pronome pessoal em adjacência verbal: em orações subordinadas; na conjugação do futuro e do condicional.
  • 2. Identificar as funções sintáticas de modificador do nome restritivo e apositivo.
  • 3. Identificar processos de subordinação entre orações:
  • a) subordinadas adverbiais condicionais, finais, comparativas, consecutivas e concessivas;
  • b) subordinadas substantivas completivas (função de complemento direto).
  • 4. Estabelecer relações de subordinação entre orações, identificando os elementos de que dependem as orações subordinadas.
  • 5. Dividir e classificar orações.
  • III. Reconhecer propriedades das palavras e formas de organização do léxico.
  • 1. Identificar neologismos.
  • 2. Identificar palavras polissémicas e seus significados.
  • 3. Distinguir palavras polissémicas de monossémicas.
  • 4. Determinar os significados que dada palavra pode ter em função do seu contexto de ocorrência: campo semântico.
  • 5. Reconhecer e estabelecer as seguintes relações semânticas: sinonímia, antonímia, hiperonímia e holonímia.
 
 
Para uma informação mais detalhada das metas para o 8ª ano basta fazer o download clicando AQUI.