7º ano

Dentro dos vários domínios a desenvolver, aqui ficam os conteúdos gramaticais designados pelas novas Metas Curriculares.

  • I. Explicitar aspetos fundamentais da morfologia. 

    • 1. Identificar e conjugar verbos em todos os tempos (simples e compostos) e modos. 

    • 2. Sistematizar paradigmas flexionais dos verbos regulares da 1.ª, da 2.ª e da 3.ª conjugação. 

    • 3. Identificar as formas dos verbos irregulares e dos verbos defetivos (impessoais e unipessoais). 

    • 4. Sistematizar padrões de formação de palavras complexas: derivação (afixal e não-afixal) e composição (por palavras e por radicais). 

    • 5. Formar o plural de palavras compostas. 

    • 6. Explicitar o significado de palavras complexas a partir do valor do radical e de prefixos e sufixos nominais, adjetivais e verbais do português. 

  • II. Reconhecer e conhecer classes de palavras. 

  • 1. Integrar as palavras nas classes a que pertencem: 

a) nome: próprio e comum (coletivo); 

b) adjetivo: qualificativo e numeral; 

c) verbo principal (intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto e indireto), copulativo e auxiliar (dos tempos compostos e da passiva);

d) advérbio: valores semânticos – de negação, de afirmação, de quantidade e grau, de modo, de tempo, de lugar, de dúvida, de inclusão, de exclusão, de designação; funções – relativo, interrogativo e conectivo; 

e) determinante: artigo (definido e indefinido), demonstrativo, possessivo, indefinido, relativo, interrogativo; 

f) pronome: pessoal, demonstrativo, possessivo, indefinido, relativo; 

g) quantificador numeral; 

h) preposição; 

i) conjunção coordenativa: copulativa, adversativa, disjuntiva, conclusiva e explicativa; 

j) conjunção subordinativa: causal e temporal; 

k) locução: prepositiva e adverbial; 

l) interjeição. 

 
  • III.  Analisar e estruturar unidades sintáticas. 
  • 1. Aplicar regras de utilização do pronome pessoal em adjacência verbal: em frases afirmativas; em frases que contêm uma palavra negativa; em frases iniciadas por pronomes e advérbios interrogativos; com verbos antecedidos de certos advérbios (bem, mal, ainda, já, sempre, só, talvez…). 
  • 2. Consolidar o conhecimento sobre as funções sintáticas estudadas no ciclo anterior: sujeito, vocativo, predicado, complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo, complemento agente da passiva, predicativo do sujeito, modificador. 
  • 3. Identificar o sujeito subentendido e o sujeito indeterminado. 
  • 4. Transformar frases ativas em frases passivas e vice-versa (consolidação). 
  • 5. Transformar discurso direto em indireto e vice-versa (todas as situações). 
  • 6. Identificar processos de coordenação entre orações: orações coordenadas copulativas (sindéticas e assindéticas), adversativas, disjuntivas, conclusivas e explicativas. 
  • 7. Identificar processos de subordinação entre orações: 
  • a) subordinadas adverbiais causais e temporais; 
  • b) subordinadas adjetivas relativas. 
  • 8. Identificar oração subordinante.
 
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