7º ano
Dentro dos vários domínios a desenvolver, aqui ficam os conteúdos gramaticais designados pelas novas Metas Curriculares.
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I. Explicitar aspetos fundamentais da morfologia.
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1. Identificar e conjugar verbos em todos os tempos (simples e compostos) e modos.
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2. Sistematizar paradigmas flexionais dos verbos regulares da 1.ª, da 2.ª e da 3.ª conjugação.
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3. Identificar as formas dos verbos irregulares e dos verbos defetivos (impessoais e unipessoais).
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4. Sistematizar padrões de formação de palavras complexas: derivação (afixal e não-afixal) e composição (por palavras e por radicais).
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5. Formar o plural de palavras compostas.
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6. Explicitar o significado de palavras complexas a partir do valor do radical e de prefixos e sufixos nominais, adjetivais e verbais do português.
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II. Reconhecer e conhecer classes de palavras.
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1. Integrar as palavras nas classes a que pertencem:
a) nome: próprio e comum (coletivo);
b) adjetivo: qualificativo e numeral;
c) verbo principal (intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto e indireto), copulativo e auxiliar (dos tempos compostos e da passiva);
d) advérbio: valores semânticos – de negação, de afirmação, de quantidade e grau, de modo, de tempo, de lugar, de dúvida, de inclusão, de exclusão, de designação; funções – relativo, interrogativo e conectivo;
e) determinante: artigo (definido e indefinido), demonstrativo, possessivo, indefinido, relativo, interrogativo;
f) pronome: pessoal, demonstrativo, possessivo, indefinido, relativo;
g) quantificador numeral;
h) preposição;
i) conjunção coordenativa: copulativa, adversativa, disjuntiva, conclusiva e explicativa;
j) conjunção subordinativa: causal e temporal;
k) locução: prepositiva e adverbial;
l) interjeição.
- III. Analisar e estruturar unidades sintáticas.
- 1. Aplicar regras de utilização do pronome pessoal em adjacência verbal: em frases afirmativas; em frases que contêm uma palavra negativa; em frases iniciadas por pronomes e advérbios interrogativos; com verbos antecedidos de certos advérbios (bem, mal, ainda, já, sempre, só, talvez…).
- 2. Consolidar o conhecimento sobre as funções sintáticas estudadas no ciclo anterior: sujeito, vocativo, predicado, complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo, complemento agente da passiva, predicativo do sujeito, modificador.
- 3. Identificar o sujeito subentendido e o sujeito indeterminado.
- 4. Transformar frases ativas em frases passivas e vice-versa (consolidação).
- 5. Transformar discurso direto em indireto e vice-versa (todas as situações).
- 6. Identificar processos de coordenação entre orações: orações coordenadas copulativas (sindéticas e assindéticas), adversativas, disjuntivas, conclusivas e explicativas.
- 7. Identificar processos de subordinação entre orações:
- a) subordinadas adverbiais causais e temporais;
- b) subordinadas adjetivas relativas.
- 8. Identificar oração subordinante.